Jornais, Revistas e Sites

Jornal O Globo, Caderno Zona Sul – 24/09/09

 

Homenagem ao dia do idoso

Repórter: Melina Amaral
Fotógrafa: Luciana Paschoal

 

 

Na OFICINA DA MEMÓRIA, a prevenção do declínio da mente é feita de forma lúdica e explora as potencialidades de cada indivíduo.

 

Outra atividade que faz sucesso entre os mais maduros é a Oficina da Memória (2255-3719), em Copacabana, criada pela geriatra e gerontóloga, professora da Universidade da Terceira Idade – UnA-TI/Uerj, Tania Guerreiro.

 

A oficina tem como objetivo otimizar a memória de forma divertida, entender os mecanismos envolvidos na aprendizagem e desenvolver uma mentalidade mais ágil, aberta e criativa.

 

– Trabalhamos com a prevenção do declínio da mente, explorando as potencialidades de cada indivíduo e utilizando as mais variadas técnicas, de acordo com o perfil de cada grupo de idosos – ressalta Tania.

 

 

AMADURECENDO COM SAÚDE


Confira as dicas da professora da UnATI /Uerj, especialista em geriatria e gerontologia, Tania Guerreiro (foto), para um envelhecimento saudável:

 

• CHECK UP: Visite regularmente o seu médico. É importante ter cuidado com os problemas já existentes e evitar o use exagerado de medicamentos.

• ATIVIDADES FÍSICAS: Pratique exercícios com frequência, pois eles ajudam na prevenção de transtornos físicos e no declínio da mente.

• ALIMENTAÇÃO: Priorize alimentos ricos em fibras e cereais. No que diz respeito às proteínas, de preferência as carnes brancas. Evite frituras e gorduras animais.

• REPOUSO: O sono e fundamental. E recomendável o repouso por oito horas seguidas, mesmo que não seja dormindo, apenas relaxando. A sesta também é indicada.

• LAZER: O contato com elementos da Natureza, como mar, areia e plantas, faz com que o indivíduo mantenha a vivacidade.

• CONVÍVIO SOCIAL: É importante participar de grupos, seja em clubes, na academia, no curso, pois é fundamental ter amigos – principalmente da mesma faixa etária.

• FÉ: Não importa a crença ou a religião, é importante acreditar em algo. Quem tem fé, tem mais longevidade.

• ATIVIDADES INTELECTUAIS: Desafie o seu cérebro. Vá além das palavras cruzadas. Realize atividades diversificadas e constantes. Tenha compromissos, pois datas e horas ajudam a mente a se organizar.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *