Produções

Memória e demência: (re) conhecimento e cuidado

Envelhecimento é um fenômeno que instiga o ser humano a buscas. O processo se dá com ou sem nossa consciência ou aceitação. As mudanças são implícitas e geram outras, nos níveis pessoal e social.

Entender esse fenômeno e controlá-lo é um grande sonho do homem. Esse livro pretende trazer uma contribuição ao campo da saúde coletiva ao abordar questões de relevância para a promoção do envelhecimento saudável, relacionadas à performance cognitiva e global do adulto idoso.

Cada vez mais a assistência ao idoso com déficit cognitivo é prestada pela família. Desse modo, produções que abordem temas como o papel do cuidador e o desenvolvimento de intervenções de otimização cognitiva consistem em material de grande procura por todos, quer profissionais de saúde ou familiares, que vivenciam tal drama.

A UnATI, sempre atenta e preocupada com o tema, por meio deste livro procura contribuir apresentando dois trabalhos de excelente padrão científico de duas das suas melhores profissionais.

O primeiro texto é de Tânia Guerreiro, médica e professora da UnATI, e apresenta sua experiência de otimização cognitiva visando à promoção de um bom desempenho cognitivo no curso do envelhecimento. É também uma síntese da dissertação de mestrado apresentada ao IMS/UERJ.

O outro trabalho é da enfermeira Célia Pereira Caldas, vice-diretora da UnATI, e que recentemente concluiu seu doutoramento, refletindo sobre o tema. O texto é uma compilação de sua tese,reconhecida como um marco no cuidado do idoso no lar.

Renato Veras
Diretor da UnATI

» Baixe aqui o artigo completo (pdf)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *